segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

matéria sobre Fidel

ANTES, DURANTE E DEPOIS FIDEL
Fidel Alejandro Castro Ruz, mais conhecido como Fidel Castro, Chegou ao poder em Cuba aos 32 anos após um golpe de estado contra o governo de Fulgêncio Batista em 1958, quando implantou na Ilha do Caribe um regime socialista pró-soviético. Esta medida trouxe várias dificuldades ao povo cubano, pois os Estados Unidos , sentindo-se ameaçado aplicou a Fidel Castro e consequentemente a todo país um embargo econômico.
Camilo Cienfuegos foi um dos líderes da revolução cubana em 1958 e juntamente com Fidel, Che Guevara e RAul Castro, protagonizou vários combates em nome da revolução. Vítima de acidente aéreo, Camilo Cienfuegos nunca foi encontrado.
Che Guevara era comunista convicto, teve papel fundamental na influencia ideológica de Fildel Castro e o ajudou na revolução cubana em 1959. Estudioso da ideologia marxista, o médico Che participou de vários golpes na América Latina e na África. Após o bem sucedido golpe em Cuba, Che Guevara foi morto na Bolívia.
O alinhamento do governo cubano com o socialismo soviético após o golpe de estado e vendo como um ambiente hóstil, o EUA através do presidente John Kenndy estabelecia embargo total à Ilha. Este feito teve apoio das Nações Unidas.
Hoje, atrasada em seu desenvolvimento, a Ilha caribenha de Cuba sofre com um regime que não teve uma visão ampliada de buscar o bem estar de seu povo. Apesar de hoje, ter um plano de saúde pública e um sistema de educação exemplar para os padrões sul-americanos, a falta de um saneamento básico e liberdade de expressão, joga para baixo a estima moral de toda a ideologia socialista sonhada pelos "companheiros" das décadas de 70 e 80 do século XX.
Com o afastamento de Fidel do principal posto político do país, Cuba tem grandes chaces de uma relação mais amistosa com o Mundo Capitalista, mesmo tendo a frente Raul Castro, o que pode levar a uma reviravolta nas relações com o mundo.

Nenhum comentário: